Jornal Correio Braziliense

Brasil

Van com 18 pessoas invade pista contrária e bate de frente em uma carreta na BR-365

Depois de dois feriadões problemáticos nas estradas que cortam Minas Gerais, com 91 mortos nas BRs e MGs, 2010 começou com um dos acidentes mais graves dos últimos anos no estado. A alegria de um grupo paulista em viagem para alguns dias de férias de verão na Bahia terminou em tragédia, com 13 pessoas mortas e seis feridas num acidente entre uma van irregular e uma carreta, na manhã de ontem, na BR-365, no Alto Paranaíba. Na tentativa de fazer uma ultrapassagem, o veículo de passageiros invadiu a contramão e bateu de frente com a carreta carregada de fumo. Com o impacto, os veículos saíram da pista e caíram num barranco de mais de cinco metros de altura. Sete passageiros foram jogados para fora da van por mais de 20 metros. Entre as vítimas estão três crianças que eram transportadas no colo dos pais, sem cinto de segurança.

A van placa EDO 5786 seguia de Américo Brasiliense (SP), para Capela do Alto Alegre (BA), com 18 passageiros, quatro acima da capacidade limite. Além da superlotação, o motorista transportava no reboque uma carreta cheia de malas, presentes, uma geladeira e uma motocicleta. No sentido contrário, a carreta seguia de Uberlândia, no Triângulo, para Varjão de Minas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) investiga como era feito o transporte e se se tratava de viagem clandestina. Por terem sido arremessados para fora do veículo, a suspeita é que a maioria dos passageiros não usava cinto de segurança. Segundo o agente da PRF Sérgio Pereira, ;somente ônibus e micro-ônibus têm autorização para fazer transporte interestadual;. Com isso, devem ser apuradas as circunstâncias da viagem e ;o dono do veículo deve ser responsabilizado;.