A prefeitura de Cunha, município do Vale do Paraíba, decretou nesta terça-feira (5/1) estado de calamidade pública, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Na virada do ano, seis pessoas morreram soterradas em uma área rural situada na parte mais afetada pelos temporais. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cunha, Cristóvão Alves da Silva, nesta tarde o prefeito Osmar Felipe Júnior vai se reunir com representantes do governo do estado para pedir ajuda.
Levantamento feito pelo município aponta que serão necessários R$ 20,8 milhões para reconstruir pontes e reparar os demais estragos. Cerca de 12 mil pessoas ainda estão isoladas na zona rural. Segundo Silva, o grande problema é que a principal fonte de renda local vem da produção de leite (em torno de 60 mil litros por dia) e, como os acessos à área urbana estão bloqueados, os produtores rurais não podem escoar as mercadorias.
Eles já deixaram de entregar 1 milhão de litros de leite às cooperativas. ;Com isso, a situação deles [produtores] é de emergência, porque, se não receberem [o pagamento do produto] no final do mês, terão problemas financeiros;, disse o coordenador da Defesa Civil.