O Instituto Butantan recebeu os primeiros lotes da vacina contra influenza A (H1N1) ; gripe suína ; que serão usadas na campanha nacional de imunização contra a doença neste ano.
Na última quarta-feira (30/12), o Butantan recebeu da França 600 mil doses prontas e 5 milhões de doses concentradas, que terão de ser manipuladas pelo instituto para serem aplicadas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a campanha de vacinação nacional deverá ter início em março ou abril. O Butantan vai receber no total, até março, 41 milhões de doses da vacina. Desses, 23 milhões serão de doses prontas vindas dos Estados Unidos e 1 milhão de doses prontas da França.
O instituto vai receber ainda mais 17 milhões de doses concentradas da França que, após a manipulação pelo Butantã, poderão ser multiplicadas.
De acordo com os critérios de vacinação definidos pelo Ministério da Saúde, os primeiros a serem vacinados deverão ser os trabalhadores da área da saúde envolvidos no atendimento aos infectados pela gripe, seguidos de gestantes, da população indígena e de portadores de doenças crônicas.