Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocuparam neste sábado (26/12) a Ladeira dos Tabajaras e o Morro dos Cabritos, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, com o objetivo de preparar as comunidades para a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Apesar do clima tenso com a chegada dos policiais, não houve troca de tiros com traficantes de drogas, nem prisões ou apreensões.
Desde a última quarta-feira (23), a Ladeira dos Tabajaras e o Morro dos Cabritos estão sendo patrulhados pelo Batalhão de Choque e, na avaliação do tenente coronel Paulo Henrique, comandante do Bope e responsável pela ocupação, os traficantes que controlam a venda de drogas nessas comunidades fugiram para outras favelas diante da presença ostensiva da polícia militar.
"Nosso acesso a essas duas comunidades ocorreu sem nenhum disparo e agora estamos fazendo um vasculhamento para checar os informes que subsidiaram nosso planejamento", explicou ele.
Também na última-quarta-feira o governo do estado inaugurou a Unidade de Polícia Pacificadora dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que ficam entre Copacabana e Ipanema. Cerca de 300 policiais vão trabalhar na unidade, que substitui o antigo Grupo de Policiamento de Áreas Especiais da Polícia Militar.
As UPPs fazem parte da política de segurança do governo do estado do Rio de Janeiro para expulsar o tráfico de drogas das comunidades cariocas. A primeira foi instalada em dezembro do ano passado na favela Dona Marta, em Botafogo, na zona sul da cidade. As próximas UPPs devem ser inauguradas em comunidades da zona norte até o início de março.