Jornal Correio Braziliense

Brasil

Grávida tem suspeita de gripe A descartada mas morre na UTI

Um caso suspeito de gripe A foi descartado em João Pessoa nesta sexta-feira (25/12). Entretanto, a mulher grávida que estava no Instituto Cândida Vargas (ICV) e tinha dado à luz um menino na última segunda-feira, apresentou um quadro de complicações e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, onde permaneceu por quatro dias, vindo a falecer na manhã desta sexta.

[SAIBAMAIS]O laudo inicial emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) indicou que Rafaela de Mesquita Mendonça, que tinha 29 anos e era da cidade de São José dos Ramos (a 91km de João Pessoa), teve uma infecção generalizada. A equipe médica do Instituto Cândida Vargas (ICV) informou que desde o momento em que Rafaela Mendonça chegou ao hospital, foi observado que a parturiente apresentava sintomas de dificuldade respiratória e cianose (dedos arroxeados). Na triagem, Rafaela foi encaminhada para o bloco cirúrgico para a realização de um parto cesariano e depois foi encaminhada para a UTI do Hospital Santa Isabel.

O caso era tratado como suspeito para Influenza A, pelo fato da grávida ter apresentando sinais de doença respiratória aguda grave e estar entre o grupo de risco. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, entretanto, que os exames preliminares realizados deram negativo para a Influenza. O SVO, por sua vez, afirmou que com o descarte da Influenza, uma nova coleta foi feita para que seja identificado a causa morte de Rafaela Mendonça.

Mulher estava na sétima gravidez

O chefe da Unidade de Cuidados Intermediários da Cândida Vargas, Cláudio Teixeira, informou que a parturiente estava na sétima gravidez e que tinha dificuldades de sustentação do feto, o que ele chama de ;incompetência ístimico-cervical;. Cláudio Teixeira afirmou que a criança recém-nascida passa bem, e que inicialmente teve de passar pelo menos dois dias respirando com ajuda de aparelhos: ;Foi um parto cesárea tranquilo. A criança passa bem e está sendo acompanhada apenas por precaução;, disse.

O parto foi realizado na última segunda-feira, dia 21, às 14h07 e o recém-nascido pesava 3,1 kg. Entretanto, sobre as condições de saúde da mãe da criança, Cláudio Teixeira informou que a ficha levantada sobre Rafaela Mendonça constava que ela havia engravidado sete vezes, com quatro abortos ocorridos pela dificuldade de sustentação do feto.