[SAIBAMAIS]Atualmente, o sistema conta com o registro de cerca de 37 mil prestadores de serviço. Destes, cerca de 11 mil são agências de viagem. Na página do Cadastur, os usuários podem verificar a certificação de empresas e guias de turismo. No mesmo endereço, os profissionais do setor podem obter as informações de como aderir ao sistema.
O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin, diz que é essencial que os usuários se informem previamente sobre os prestadores de serviço contratados. Ele alerta que, mesmo tendo adquirido um serviço de última hora, o consumidor tem assegurado os seus direitos.
Tardin ressalta, no entanto, que o planejamento com antecedência ainda é a melhor saída para evitar dor de cabeça durante a viagem. De acordo com ele, há um aumento de mais de 30% nas queixas de consumidores no retorno das férias, a maioria por causa de quebras de contrato.
;O ideal é escolher uma agência que tenha referência no mercado, consultar amigos, desconfiar de preços muito baixos e estar atento a cláusulas contratuais que podem ser consideradas abusivas;, sugere. O advogado também recomenda que os turistas guardem todos os folders, canhotos de passagens ou bilhetes aéreos e boletos ficais que possam ser usados como provas.<-- .replace('
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