O cineasta Fábio Barreto, de 52 anos, que sofreu um acidente de carro na noite de sábado (19/12), foi submetido na manhã desta segunda-feira (21/12) a uma cirurgia para a introdução de um cateter no crânio. Ele está em coma induzido, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D%u2019Or, no Rio.
Segundo o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, seu estado de saúde é estável, mas ainda grave. O médico explicou que o cateter vai retirar o excesso de líquido que sustenta o cérebro para diminuir a pressão intracraniana. Segundo ele, uma tomografia feita no início da manhã de ontem constatou que houve uma melhora nos edemas cerebrais.
%u201CO resultado foi bom, não houve progressão das contusões e as cavidades localizadas na profundidade do cérebro adquiriram um aspecto um pouco melhor. Por isso, colocamos o cateter, que nos dará um controle melhor da pressão intracraniana, que é um fator decisivo para a evolução do quadro%u201D, explicou Paulo Niemeyer Filho.
À tarde, Barreto teve de passar por uma cirurgia de traqueostomia para permitir a respiração mecânica de forma mais segura. A previsão da equipe é que ele permaneça sedado por mais duas semanas.
O cineasta, que é diretor de filmes como O quatrilho e Lula, o filho do Brasil, sofreu traumatismo crânio encefálico ao capotar com o carro por volta das 22h de sábado, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência e na manhã de domingo acabou transferido para o Hospital Copa D%u2019Or. Até o fechamento desta edição, Barreto seguia estável, de acordo com o último boletim médico.