Jornal Correio Braziliense

Brasil

Comunidades do Rio ganham Clínica da Família e Centro Integrado de Políticas Sociais

Rio de Janeiro - Moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul do Rio, puderam conhecer nesta sexta (18) as novas unidades da Clínica da Família e do Centro Integrado de Políticas Sociais. As instalações estão localizadas na Rua Saint Roman, em Copacabana, na subida do Morro Pavão-Pavãozinho. A clínica tem capacidade para atender todos os moradores da região, cerca de 13 mil pessoas.

Nos próximos 30 dias, as famílias serão cadastradas pela prefeitura e, a partir da primeira quinzena de janeiro, três equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e de vigilância sanitária e dentistas vão oferecer atendimento voltado para a atenção primária à saúde.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que a previsão é de que 70 clínicas estejam funcionando na cidade até 2012. ;Nosso objetivo é acabar com as superlotações nas emergências dos hospitais e trabalhar com a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Queremos aumentar a cobertura do [Programa] Saúde da Família, que hoje é de apenas 3,5%, em 35% até 2012;.

Essa é a segunda Clínica de Família nos moldes do novo modelo de saúde pública da atual prefeitura, que pretende atender a população de forma territorializada, em parceria com o governo federal, por meio do Programa Saúde da Família. A primeira unidade foi inaugurada em novembro, em Realengo, na zona oeste do município.

O novo centro servirá para dar assistência psicológica e social aos moradores, além de inseri-los em programas da prefeitura como Bolsa Família Carioca.