A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, de Pernambuco, em parceria com o Exército e a Receita Federal começaram, nesta segunda-feira (14/12), a distribuição dos 500 mil brinquedos doados pelo órgão federal. Os produtos da Operação Natal 2009 são frutos de apreensões realizadas pela Receita por contrabando durantes este ano.
No Recife, a entrega teve início na Escola Municipal Divino Espírito Santo, na Caxangá, zona Oeste da cidade. Cerca de 420 alunos, com idades entre zero e 14 anos, foram beneficiados. No total 170 escolas estaduais, 320 municipais e 170 creches e instituições da Secretaria Estadual de Educação participam da campanha.
Até a próxima sexta-feira (18/12), último dia da campanha, dezessete municípios da Região Metropolitana de Recife, Zona da Mata Sul e Agreste do estado serão contemplados com brinquedos eletrônicos, vídeogames, bichinhos de pelúcia, computadores infantis, carrinhos de controle remoto e bonecas. ;São mais de 1.200 pontos de distribuição, entre escolas municipais e estaduais, além de creches, abrigos e outras instituições;, explicou o juiz estadual, idealizador e coordenador da Orquestra, João Targino. ;Estamos muito felizes em fazer a alegria dessas crianças;, comentou.
A estudante da 4; série, Karoline, de 12 anos, não escondia a ansiedade em poder agarrar logo o brinquedo. ;Quero ganhar uma boneca;, contou. Antes de começar a distribuição, houve apresentação de danças culturais, coral natalino e dois números musicais, executados pelos meninos da Orquestra Criança Cidadã. Minutos depois, lá estava Karoline na fila, junto com outras dezenas de crianças, para receber o presente. Feliz, ela exibia a tão desejada lembrança. ;Ganhei um ursinho de pelúcia cor-de-rosa e branco. É lindo;, contou.
Tamiris, 8, aluna da 1; série, disse que o presente de Natal dela seria aquele. ;Meus pais não vão comprar nada para mim porque eles não têm dinheiro;, afirmou. Assim como ela, outras crianças encontravam-se na mesma situação. Aquela doação seria o único brinquedo que alegraria a festa de fim de ano.
Operação
Foram cinco meses de preparação, desde que os produtos chegaram de São Paulo, no início do segundo semestre, em dez caminhões. Os brinquedos foram selecionados, separados de acordo com o sexo e a faixa etária, e encaixotados. As milhares de caixas ficaram armazenadas no 7; Depósito de Suprimentos do Exército (DSup), do Comando da 7; Região Militar, no bairro do Cabanga.