O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, disse nesta terça (8) que as intervenções da Força Nacional resultaram em uma queda de 40% da criminalidade nos estados onde atuou. Segundo ele, o meio ambiente também tem sido beneficiado, com a apreensão do que seria equivalente a 7 mil caminhões cheios de toras de madeira.
Os números foram apresentados pelo secretário à Agência Brasil, após sua participação na cerimônia de comemoração do 5; aniversário da Força Nacional.
;Têm sido de grande eficiência as intervenções feitas pela Força Nacional. Os estados onde ela atuou reduziram o índice de criminalidade em 40%;, informou Balestreri.
A Força Nacional já operou no Rio de Janeiro, Espírito Santo, em Alagoas e Goiás - na região próxima ao Distrito Federal, conhecida por Entorno. Atualmente há operações no Pará, Paraná e em Roraima. Segundo o Ministério da Justiça, há operações sendo iniciadas também no Amazonas e no Maranhão.
Balestreri disse que a Força tem atuado em frentes de defesa também do meio ambiente, por meio de parcerias com os ministérios do Meio Ambiente, da Defesa, e com as polícias Federal e Rodoviária Federal.
;Se colocássemos em caminhões a quantidade de toras que foram apreendidas nos estados da região amazônica, por meio dessas parcerias, daria para preencher a caçamba de 7 mil caminhões;, garantiu.
O secretário destacou também a atuação preventiva da Força, auxiliando na proteção das fronteiras do país. ;Com o contingente de aviação e a base aérea que montamos em Mato Grosso do Sul teremos condições de atender as necessidades das fronteiras da Região Sul e também dos estados amazônicos;, disse em referência à Polícia Especial em Fronteiras (Pefron).
Ao todo, 12 estados serão atendidos pelo Pefron, que já foi implantado no Rio Grande do Sul e está sendo intensificado no Amapá.