A forte chuva que caiu na Baixada Fluminense, atingindo oito municípios da região na noite desta sexta-feira (4/12), provocou a morte de um menino de 10 anos. Segundo os vizinhos, a criança - que tinha síndrome de Down - fugiu de casa por volta da meia-noite de ontem e caiu em um córrego no bairro Parque Império, em Duque de Caxias, sendo arrastada pela correnteza. O corpo foi encontrado no início da manhã deset sábado (5/12).
No mesmo município, uma casa desabou na avenida das Palmeiras, no Jardim Primavera, mas ninguém ficou ferido. Em Xerém, também na Baixada Fluminense, houve um deslizamento e duas pessoas foram soterradas. Elas foram retiradas com vida e levadas para o hospital de Saracuruna.
Em Petrópolis, na região serrana do estado, a Defesa Civil registrou mais de 100 chamados. O caso mais grave ocorreu no bairro Taquara, onde um deslizamento atingiu uma residência, soterrando um adulto e duas crianças, de cino e oito anos, que foram retiradas da lama com vida e levadas para o Hospital Santa Tereza.
Segundo a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis, o homem, identificado como Adenilson Gomes Cardoso, de 30 anos, foi operado e seu estado é grave. Já as crianças sofreram escoriações, mas estão fora de perigo.
Na rodovia Rio-Teresópolis houve um deslizamento de terra na localidade conhecida como Garrafão, no quilômetro 90. A estrada está parcialmente interditada para a limpeza da pista, que segundo a Polícia Rodoviária Federal está sendo feita lentamente porque ainda chove no local e há risco de novos deslizamentos.
A Defesa Civil da capital registrou 25 chamados entre as 19h de ontem e as 7h da manhã de hoje, a maioria sobre infiltrações e ameaças de desabamentos. Não há registro de feridos ou desalojados.
Ainda por causa da chuva forte que atinge o estado do Rio de Janeiro desde a noite da última quinta-feira (3), vários municípios atendidos pela concessionária Ampla ficaram sem luz.
A companhia informou que o motivo da interrupção do fornecimento de energia foi a queda de barreiras e árvores sobre a rede de distribuição e que muitas regiões continuam alagadas, o que dificulta o trabalho das equipes.
Segundo a assessoria de imprensa da Ampla, ficaram sem luz parte dos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis, Niterói, Magé, Itaboraí e São Gonçalo.