Jornal Correio Braziliense

Brasil

Batida entre duas carretas mata quatro pessoas na BR-040

Uma batida de frente entre duas carretas matou quatro pessoas, três delas da mesma família, na manhã desta quinta-feira (3), na BR-040, altura do Km 758, em Ewbanck da Câmara, na Zona da Mata (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros, após o acidente os veículos se incendiaram e houve duas explosões, o que dificultou o resgate dos envolvidos. Todos morreram carbonizados.

A reportagem da TV Alterosa esteve no local e informou que a carreta com containers, placa LUU-3653, de Itaboraí (RJ), trafegava no sentido RJ/BH quando tombou na pista e invadiu a contramão. Ela colidiu de frente com a carreta placa GVI-6401, de Lagoa da Prata (MG), que ia no sentido contrário e estava carregada com caixas de leite condensado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) suspeita que Rubson Gonçalves de Oliveira, de 41 anos, motorista do veículo de Itaboraí, abusou da velocidade e perdeu o controle em uma curva. Ele trabalhava há quase dois meses no Estaleiro Mauá.

Duas viaturas de combate a incêndios e seis viaturas de resgate foram para o local. As equipes tiveram dificuldade para extinguir o fogo, e quando a situação parecia controlada, as chamas voltaram. A batida foi tão violenta que as peças dos dois veículos se misturaram. O motor de um deles ficou pendurado.

A batida foi perto do Destacamento da Polícia Militar de Ewbanck da Câmara. Os policiais correram e foram os primeiros a chegar para prestar socorro. Emocionados, eles contaram que ainda viram um dos motoristas com o braço para fora pedindo ajuda e ouviram o desespero de de uma criança. Os PMs tentaram salvar as vítimas, mas o fogo começou e houve duas explosões.

Morreram no desastre, o filho de Rubson, Felip Santana de Oliveira, de 7 anos, além de Elder Adriano Morais, de 27, motorista da outra carreta.
O trânsito está totalmente interditado no trecho. O fluxo de veículos foi desviado para dentro de Ewbanck da Câmara, que fica a 26 quilômetros de Juiz de Fora. Conforme a PRF, não há previsão de liberação das pistas.

Trecho problemático

O trecho da BR-040, entre os dois trevos de Ewbanck da Câmara, é considerado problemático. Os moradores já protestaram pedindo quebra-molas ou radar no local, mas nunca foram atendidos. Entre as ocorrências registradas com mais frequência estão tombamento de veículos pesados e de carga e batidas.

(Com informações de Priscila Robini/Portal Uai)