Jornal Correio Braziliense

Brasil

Governo do RS faz reunião com prefeitos para discutir ações emergenciais

O governo do Estado do Rio Grande do Sul reuniu-se hoje (2) com representantes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) para discutir a crítica situação do estado que sofre há um mês com as fortes chuvas.

O objetivo da reunião foi para fazer um balanço sobre a situação e um levantamento das maiores necessidades do estado e de cada município.

O prefeito de Santo Cristo, um dos municípios mais atingidos pelos temporais, sugeriu que os financiamentos para a reconstrução do comércio e indústria das cidades, feitos por bancos públicos, tenham juros reduzidos.

Em entrevista ontem (1) à Rádio Piratini, emissora do governo do estado, a governadora Yeda Crusius afirmou que a burocracia impede que o Governo Federal transfira recursos para o Rio Grande do Sul. ;Eu só posso fazer isso [a recuperação do estado] se eu tiver o projeto do que eu vou fazer com as estradas, com os bueiros, com as pontes e com o seguro agrícola;.

Nesta quarta-feira (2), a governadora criou uma equipe especial para atender aos 119 municípios que estão em estado de emergência. A finalidade é apressar a liberação de recursos do Governo Federal, prestar auxílio à população, reconstruir estradas, além de regularizar os serviços públicos.

O Governo Federal liberou R$ 162 milhões para atender as regiões atingidas de toda a Região Sul no último dia 28. De acordo com o Ministério das Cidades, o dinheiro será encaminhado à Defesa Civil de cada estado, e será direcionado para a saúde e a educação.