Começou neste domingo (29/11) o Circuito nas Igrejas, promovido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife. O projeto prevê a apresentação de músicas sacras em igrejas de Olinda e Recife e a abertura desses monumentos, considerados patrimônios históricos, à visitação pública.
Durante todo o mês de dezembro, onze igrejas, em Olinda e Recife, vão abrir diariamente para a visitação pública, das 9h às 17h. Oitenta estagiários dos cursos de turismo, eventos, hotelaria e gastronomia guiarão os visitantes pelos monumentos.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música deu início ao circuito, às 17 horas, na Igreja da Sé, em Olinda, sob a regência do maestro José Renato Accioly. O segundo concerto do Circuito nas Igrejas acontecerá na próxima quinta (3/12), às 20h, na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, com o grupo Sagrama, sob a direção de Sérgio Campelo.
O terceiro concerto está marcado para o dia 6 de dezembro), às 17h, no Seminário de Olinda, também no Alto da Sé. Ele terá a participação da Orquestra e Coro Bravo, sob a regência de Dierson Torres.
Patrimônio histórico
Cidades irmãs fundadas por portugueses no século XVI e invadidas por holandeses no século XVII, Recife e Olinda detêm um dos maiores patrimônios históricos do país. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, Olinda encanta pela beleza natural e também pela arquitetura colonial que inclui diversas igrejas. No Recife, o centro histórico, formado pelos bairros de São José, Santo Antônio e Recife Antigo, reúne casarões antigos e igrejas seculares de igual importância.