Policiais civis de Minas Gerais fizeram uma manifestação no início da tarde desta quinta-feira (26) na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Após uma assembleia, os representantes sindicais decidiram decretar greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira.
Os manifestantes reivindicavam melhorias no salário e nas condições de trabalho. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Policiais Civis de Minas Gerais (SindPol-MG), o protesto desta quinta foi causado pela insatisfação dos funcionários com as decisões do Governo sobre a carreira de policial civil, divulgadas nessa quarta-feira.
O Governo vai encaminhar um projeto à Assembleia Legislativa que reconhece a natureza jurídica da carreira de delegado de polícia. Além disso, o estado estuda elevar o nível de escolaridade dos agentes para o ensino superior.
Uma nova reunião entre sindicalistas e o Governo está marcada para a próxima quarta-feira (2). Ainda segundo o SindPol-MG, o encontro vai definir se a classe vai manter ou não a paralisação.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou nota informando que aumentos salariais só podem ser implementados em 2010. De acordo com a Secretaria, ;restrições orçamentárias decorrentes da queda da arrecadação tributária no Estado inviabilizam o atendimento a qualquer proposta que implique no aumento de despesas com pessoal, sob pena de incorrer nas sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal;.
Ainda segundo a nota, servidores da Secretaria de Defesa Social (militares, bombeiros e policiais civis) tiveram reajuste acumulado de 77,54% entre julho de 2004 e setembro de 2009. A secretaria afirmou que quer negociar o fim da greve com a categoria.
Trânsito
Os manifestantes se reuniram no início da tarde, caminharam pela Avenida Afonso Pena até a Praça Sete e, logo depois, voltaram para a Praça da Liberdade. O protesto causou transtornos no trânsito na região. O tráfego foi desviado em frente ao Palácio da Liberdade no sentido da avenida Bias Fortes. De acordo com a BHTrans, o trânsito já voltou a fluir normalmente.
(Com informações de Otavio Oliveira/Portal Uai)