Jornal Correio Braziliense

Brasil

Estudo de universidade pernambucana constata que a acerola não perde nutrientes

Ela é capaz ainda de enriquecer outras frutas

Novos estudos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) atestam que é possível consumir nutrientes mesmo nos modelos mais modernos de bebidas, especialmente se eles estiverem associados à acerola, campeã na presença da vitamina C (ácido ascórbico ou AA). Em uma mistura de 40% de acerola com 60% de abacaxi, a presença de AA será seis vezes mais alta do que só a da polpa do abacaxi. E ainda permanece com uma quantidade mais alta do que o organismo humano é capaz de absorver.

Levantamento do departamento de ciências domésticas da UFRPE constatou uma variação de 700 a 1.500 miligramas de AA em 100 gramas de acerola, variando de acordo com o local, maneira de plantio e de variedade da fruta. ;A recomendação de ácido ascórbico é de 50 miligramas por dia, então sobra na acerola;, disse a coordenadora do mestrado de ciência e tecnologia de alimentos e orientadora das pesquisas, Maria Inês Sucupira Maciel. Os nutrientes também sobram na alimentação de Ana Medeiros e do filho Lucas, de 1 ano e 5 meses. Desde que ampliou o cardápio, ele segue o exemplo materno e toma sucos naturais ; sem açúcar. Adora, inclusive, o de limão. ;Ele nunca provou açúcar, então nem sabe a diferença. Tomo muito porque gosto mesmo, é uma questão de hábito;, disse a mãe, contando que prefere os sucos de frutas naturais pela garantia da qualidade no manuseio. ;Às vezes, é difícil garantir de onde vem a polpa.;

Naturais, as frutas parecem mais atraentes. Mas, no dia a dia, a praticidade dos sucos prontos vem aumentando o consumo. A pesquisadora esclareceu que, por essa razão, o departamento desenvolve pesquisas que possam apontar produtos de melhor qualidade e eficiência nutricional. ;O processamento tem o objetivo de facilitar o dia a dia e tornar a vida das pessoas mais fáceis;, destacou Inês. Os estudos mais recentes da universidade analisaram os valores nutricionais de néctares de acerola, cajá, abacaxi e manga, constatando que a acerola enriquece todas as misturas. Cada 100 gramas de acerola inclui de seis a 10 frutas, dependendo do tamanho, e ultrapassa até a laranja em AA.

De acordo com a Embrapa do Rio de Janeiro, 100 gramas de laranja trazem 33 miligramas de vitamina C assim que o suco fica pronto, caindo em 76% o percentual de vitamina após quatro horas depois de espremido. ;Natural, o suco vai perdendo os nutrientes aos poucos. Processado, como os de caixa, ele já perde um pouco durante o processo e conserva o restante depois de pronto;, disse Inês. Ela destaca que a mistura entre frutas, além de possibilitar variações no sabor, resulta na variedade de benefícios. O abacaxi, por exemplo, é pobre em AA, mas tem boa quantidade de fenólicos e enzimas que ajudam a digestão. Já o cajá é uma fonte rica de pró-vitamina A (caroteno) e antioxidantes (bons para combater o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas).

Uma mistura de 44% de cajá com o restante de acerola resulta em um suco cerca de 11 vezes mais forte em AA do que apenas o cajá. O mesmo acontece com a manga, que permanece com um teor de vitamina C de duas a três vezes maior em uma mistura com 50% ou 25% de acerola.

No entanto, a professora ressaltou a importância dos consumidores ficarem atentos aos rótulos para garantir a qualidade dos produtos. No caso dos sucos prontos (os de caixa), esclareceu, o indicado é que não tenham conservantes nem corantes. ;É preciso estar atento, pois alguns dizem que não têm corantes, mas têm aditivos. E se for polpa, elas devem estar congeladas, pois é o que garante a conservação;, informou. Outro item que merece atenção é o modo de produção, que deve ser direto da polpa e não reconstituído (com adição de água). Entre os itens que devem estar presentes nos rótulos estão a tabela nutricional, a lista de ingredientes, o modo de conservação e a identificação de origem.

Faça as contas

Pontencial das frutas*

Acerola

1.640 de Ácido Ascórbico (Vita C ou AA)
3,73 de Antocianinas
4,31 de Flavonóis
1242,60 de Fenólicos
13,33 de Carotenoides

Cajá

7,1 de AA
11,57 de Flavonóis
65,93 de Fenólicos
23,17 de Carotenoides

Abacaxi
110,2 de AA
1,60 de Flavonóis
69,47 de Fenólicos

Manga
99,80 de AA
0,264 de Flavonóis
161,4 de Carotenoides

*mg para cada 100g

SÃO BONS PARA: Estimular o sistema imunológico, combater os radicais livres, retardar o envelhecimento precoce e evitar o surgimento de doenças degenerativas, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer

Fonte: Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE