Jornal Correio Braziliense

Brasil

Defesa do Consumidor aprova proibição de anabolizante em carne

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (18) a proibição da importação, circulação, comercialização e consumo de carne e derivados que contenham substâncias com propriedades anabolizantes, usadas em animais de abate para consumo humano.

A medida foi proposta pelo deputado Cezar Silvestri (PPS-PR) no Projeto de Lei 2358/03. O relator da proposta na comissão, deputado Antonio Cruz (PP-MS), apresentou parecer favorável ao projeto e à emenda aprovada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que estende a proibição da proposta ao produto nacional, medida prevista em portaria do Ministério da Agricultura.

Direito à saúde
Antônio Cruz argumenta que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a saúde é direito básico do consumidor e um dos objetivos da Política Nacional de Relações de Consumo. "Ante as manifestações das comissões anteriores sobre os malefícios para a saúde humana do consumo de carnes com anabolizantes, somos favoráveis à matéria", afirmou.

Tramitação
O projeto tramita em e foi em 2007 pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; em 2008, foi pela Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O projeto ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.