A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou nesta sexta-feira (13/11) o movimento SBPC: Pacto pela Educação. A ideia é, junto com outras entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apresentar no primeiro semestre do ano que vem propostas para a melhoria do ensino básico no país.
;Devemos fazer uma revolução pelo ensino básico, que vai mal. Temos uma pedagogia ultrapassada, professores malpagos, violência nas escolas. Queremos propor ações para resolver problemas emergenciais e também em médio e longo prazos;, disse o coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da SBPC, Isaac Roitman. ;Queremos fazer com que segmentos da sociedade sejam fiscais da qualidade da educação. É o TCU da educação;, completou.
Para o diretor-geral da SBPC, Marco Antônio Raupp, é preciso estimular a discussão sobre as políticas públicas em educação e cobrar das autoridades as medidas. ;Vamos fazer gestões com os novos governantes, nos próximos 20 anos, para que deem à educação o status de política de Estado;, disse.