Jornal Correio Braziliense

Brasil

PF faz operação para prender 29 acusados de tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal começou nesta sexta-feira (6/11), em dez cidades, a Operação São Cristóvão para combater o tráfico internacional de drogas. Ao todo, 160 policiais cumprem 29 mandados de prisão temporária, 35 de busca e apreensão e 12 de condução coercitiva, que ocorre quando a pessoa é forçada a prestar depoimento.

Os mandados serão cumpridos nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Primavera do Leste, em Mato Grosso, de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na capital paulista e nos municípios paulistas de Américo de Campos, Lavígnia e Pracinha.

De acordo com a PF, as investigações começaram no ano passado e já levaram à apreensão de mais de 230 quilos de cocaína em pelo menos sete episódios diferentes. Foi identificado em Cuiabá um empresário que atuava como o líder de uma quadrilha do narcotráfico internacional e também na receptação de carretas roubadas e enviadas à Bolívia.

Outros membros da quadrilha abriam empresas também de fachada no próprio nome e em nome de parentes. A investigação contou com o uso de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, vigilância dos suspeitos e do cruzamento de informações obtidas nos flagrantes de tráfico.

Os presos serão indiciados por tráfico internacional de entorpecentes, associação para o tráfico e receptação de carretas. A PF destacou que outros crimes decorrem da ação do tráfico e que há suspeita da ação de servidores públicos por meio de esquemas para a liberação de veículos e carretas apreendidos por suspeita de adulteração.