A Polícia Federal de Pernambuco divulgou nesta sexta-feira (30), o balanço final da quarta fase da operação Catingueira, voltada para a erradicação de plantios de maconha no Sertão do Estado.
Durante o período de 20 a 27 de outubro, foram destruídos aproximadamente 413 mil pés de maconha plantadas em cerca de 198 pontos distintos e ainda 6.314 mudas e apreendidos 696 kg da droga pronta para o consumo. Um total de 102 inquéritos foram instaurados. A ação foi concentrada principalmente nos municípios de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Inajá, Parnamirim, Manari, Mirandiba, Serra Talhada, São José do Belmonte, Flores, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Salgueiro e Afogados da Ingazeira, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco. Só este ano, a PF conseguiu destruir um milhão seiscentos e cinquenta e dois mil pés da droga.
A última etapa da operação contou com aproximadamente 65 policiais federais das unidades de Salgueiro, Caruaru e Recife, além dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Maranhão, Pará e Piauí e também com o apoio de dois helicópteros da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) da PF. Participam ainda o Instituto Nacional de Construção e Reforma Agrária (INCRA), fornecendo informações sobre a identificação dos proprietários das terras e o 2; Grupamento do Corpo de Bombeiros de Serra Talhada, equipado com dois botes infláveis para transporte aquático, um jet-ski e uma viatura de resgate para efetuar atendimento pré-hospitalar.
Na primeira fase, realizada em fevereiro deste ano, foram erradicados aproximadamente 506 mil pés de maconha, o equivalente a 168 toneladas. Já a Catingueira II, realizada em maio, erradicou 255 mil pés, o que equivale a 85 toneladas de maconha. Na Catingueira III, em agosto, o balanço foi de 478 mil pés erradicados ou o equivalente a 159 toneladas de maconha. Juntas as três operações deste ano destruíram um milhão duzentos e trinta e nove mil pés da erva, fazendo com que 412 toneladas de maconha deixassem de ser introduzidos no mercado consumidor. Com a quarta fase, a PF conseguiu destruir um milhão seiscentos e cinquenta e dois mil pés da droga.