Apresentações de música e de histórias e recital de poesia e cordel marcaram nesta quinta (29/10) o início da 17; edição da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos, na Praça Floriano, no Centro do Rio.
Assim como no ano passado, a data foi escolhida em comemoração ao Dia Nacional do Livro. A campanha, realizada pela Ação da Cidadania, vai até o dia 19 de dezembro, prazo para serem feitas as doações de livros infanto-juvenis e brinquedos.
A coordenadora da Ação da Cidadania, Maria José Andrade, explicou que desde 2006 o foco da campanha deixou de ser a distribuição de alimentos e voltou-se para o direito das crianças de brincar e estudar.
;Há 17 anos, quando a campanha foi criada pelo Betinho [sociólogo Herbert de Souza, morto em agosto de 1997], o número de famintos no país era vergonhoso. Hoje, com as políticas públicas de transferência de renda, acreditamos que nossa missão foi cumprida;.
Segundo Maria José, o que o movimento quer agora é conscientizar a população da importância de garantir que as crianças tenham o direito à educação e ao lazer.
[SAIBAMAIS]Os livros doados vão para os Espaços de Leitura: bibliotecas móveis que levam às comunidades cerca de 100 exemplares. Segundo a coordenadora, cerca de 200 Espaços de Leitura funcionam em 12 estados emprestando livros, promovendo atividades de incentivo à leitura e identificando os analfabetos nas comunidades.
Na véspera do Natal, milhares de crianças de 900 comunidades pobres de 20 municípios do Rio vão ser presenteadas com as doações.
Os interessados em fazer doações podem levar brinquedos e livros até o comitê da Ação da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, na zona portuária do Rio. Outros endereços dos locais para doações podem ser encontrados no site www.acaodacidadania.com.br.
Em 2008, o Natal sem Fome dos Sonhos teve 500 postos de coleta de brinquedos e livros, só no Rio de Janeiro. Em todo o país, foram arrecadados cerca de 300 mil brinquedos e 60 mil livros.