Uma senhora de 51 anos era mantida nua e enjaulada pelo próprio irmão no município de Mamanguape, a 48 km de João Pessoa. A denúncia é do Ministério Público da Paraíba. Segundo o órgão, João Luiz da Silva é acusado de praticar crime de cárcere privado contra a irmã, Severina Maria da Silva, 51 anos, que sofre de transtornos mentais.
De acordo com o promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira, mantendo Severina em um cubículo com grandes nos fundos de casa, João Luiz se apoderava da aposentadoria da irmã. Depois que os pais morreram, João Luiz conseguiu na Justiça a autorização para ser o curador da irmã e passou a receber o benefício dela.
Os maus-tratos não se limitavam ao cárcere privado. Severina era obrigada a ficar completamente nua, além de se encontrar desnutrida. No local em que era mantida enjaulada não havia colchão ou toalhas; nada que desse a mínima condição de sobrevivência.
Assim que recebeu imagens da situação em que a idosa se encontrava, o MPE instaurou procedimento administrativo e pediu a remoção de Severina para a Instituição Espírita Nosso Lar, em João Pessoa.
O MPE também já solicitou à delegacia de Mamanguape que instaurasse inquérito contra João Luiz. Se condenado, o acusado poderá pegar pena de dois a oito anos de prisão.
Raldeck informou que já houve o requerimento para o bloqueio dos pagamentos da aposentadoria de Severina.