Jornal Correio Braziliense

Brasil

Meteorologia alerta para risco de novos temporais no oeste e sudeste do Paraná

O serviço de meteorologia do Paraná alerta para a possibilidade da ocorrência nesta quarta-feira (28/10), de novos temporais nas regiões oeste e sudoeste do estado, onde, na tarde de terça (27), uma massa de ar quente e úmido formou nuvens de tempestades que não estavam previstas.

O município mais afetado foi Pato Branco, com 500 residências danificadas, quatro delas totalmente destruídas. Segundo o capitão Antonio Hiller, da Defesa Civil, 6 mil pessoas ficaram sem água, energia e transporte.

[SAIBAMAIS]Fortes ventos acompanhados de chuva de granizo causaram prejuízos que ainda não foram calculados, segundo o prefeito Roberto Viganó. ;A situação está sob controle, não vamos decretar situação de emergência, mas os danos podem ter sido bem maiores do que imaginamos, ainda estamos realizando o levantamento. A prioridade é o atendimento às vítimas. Estamos aceitando doações em caráter de emergência de alimentos e roupas;, disse o prefeito à Agência Brasil.

Segundo ele, o posto de saúde e o Hospital do Câncer foram os mais afetados pelos alagamentos. ;Não temos ainda ideia dos prejuízos com perdas de equipamentos, veículos;, disse. ;Felizmente as perdas são apenas materiais, não há registro de feridos;, completou.

Em Cascavel, 200 pessoas foram afetadas pelas chuvas e pelos ventos fortes. Foram atingidos dois distritos rurais.

Segundo o capitão Antonio Hiller, as chuvas que atingem o Paraná desde o início do mês afetaram 52 municípios. Pelos cálculos da Defesa Civil, 74.981 pessoas foram afetadas, 2.163 ficaram desalojadas e 746, desabrigadas. Além disso, 46 ficaram feridas. O número de casas danificadas chega a 6.718 residências.

Nove municípios decretaram situação de emergência. Em setembro, 16 haviam decretado essa situação por causa da chuva.