Um agricultor foi preso, no início da tarde desta terça-feira (27/10), com 70 quilos de maconha prontos para o consumo. Marcos Antônio dos Santos Souza, de 35 anos, foi autuado em flagrante no assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Várzea do Exu, na Zona Rural de Floresta, no Sertão do Pernambuco. Segundo a delegada de Floresta, Morgana Alves Bezerra, o suspeito plantava a maconha no próprio assentamento.
A polícia chegou ao agricultor por meio de um cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Petrolândia, dentro das operações Malhas da Lei e Reflorestar. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram Marcos tentando enterrar a droga. ;Em depoimento, ele confessou que a substância era dele e que teria cultivado a maconha por quatro meses para fazer a colheita. Ele disse que iria vender a droga, mas que ainda iria procurar compradores;, relatou a titular da DP, que comandou a operação.
O suspeito não revelou o local do assentamento onde a droga havia sido plantada. Marcos foi encaminhado para a delegacia de Floresta, de onde segue para a cadeia pública de Belém do São Francisco, município vizinho. Ele será indiciado pelo crime de tráfico de entorpecentes e ficará à disposição da Justiça de Floresta.
Cadeia ; Os suspeitos detidos em Floresta estão sendo removidos para cadeias dos municípios vizinhos. De acordo com a delegada Morgana Alves Bezerra, uma rebelião provocada por presos, na semana passada, destruiu quase a totalidade da cadeia do município. Os detentos que provocaram a rebelião foram transferidos para unidades prisionais em Salgueiro e Arcoverde.