Jornal Correio Braziliense

Brasil

Investigação sobre acidente com voo 3054 da TAM ainda não foi concluída, diz Cenipa

Em nota divulgada a tarde desta terça,-feira (27/10) a Aeronáutica contestou as informações divulgadas nos últimos dias pela imprensa sobre, o acidente com o voo 3054 da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2007.

Além de negar que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tenha encerrado as investigações sobre as causas do acidente, a Aeronáutica reafirmou seu compromisso de primeiramente informar os parentes das vítimas sobre as conclusões da comissão responsável pelos trabalhos. Só depois disso a imprensa terá acesso ao documento, diz a nota.

A Aeronáutica também assegura que, consciente das normas nacionais e internacionais, a comissão tem observado ;rigorosamente; o caráter sigiloso da apuração. E revela que, na manhã desta terça, os integrantes da comissão se reuniram com os representantes norte-americanos e europeus para tratar do assunto. O teor da conversa ou as conclusões a que chegaram os participantes não foi divulgada.

A nota foi divulgada após a reunião final da comissão que apura os fatores contribuintes para o acidente com o voo 3054, realizada pelo cenipa, em Brasília. No total, 18 pessoas participaram do encontro que serviu para definir os últimos detalhes do documento que encerrará os trabalhos da investigação técnica ; processo realizado segundo o Anexo 13 da Convenção de Chicago, com o objetivo de promover a prevenção e de evitar que novos acidentes ocorram.


Além de representantes do CENIPA e de unidades da Aeronáutica que participaram da investigação, estiveram presentes o BEA (órgão de investigação francês), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero, a Airbus, a TAM e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA).

Com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica