Dois homens armados invadiram uma escola municipal hoje (20), na zona norte do Rio, para fugir de um cerco policial. Alunos e moradores relataram que houve tiroteio e pânico na saída do primeiro turno, por volta das 12h. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, nenhuma dependência interna da escola foi invadida.
Uma estudante de 12 anos, da 4ª série, que preferiu não se identificar, disse que os homens pularam o muro da Escola Maria de Cerqueira e Silva, que fica em Manguinhos. Os policias, segundo a menina, chegaram logo depois, constrangendo os professores e acusando-os de ajudar a esconder os suspeitos.
%u201COs bandidos pularam o muro para entrar na escola. Só que os policiais não os viram pulando e acharam que eles estavam escondidos na escola%u201D, afirmou a aluna. %u201CComo os policias não viram isso, ficaram gritando, achando que a professora estava ajudando eles. Ela até chorou%u201D, contou.
Segundo a estudante, houve troca de tiros no confronto, no pátio da escola. %u201CEu ouvi um tiro só. Mas não deu para ouvir muito, estava uma gritaria. Alguns alunos até choraram, uma criança passou mal e os professores ficaram desesperados.%u201D
A assessoria de imprensa da PM não confirmou o tiroteio. Informou apenas que %u201Cbandidos, traficantes, marginais saíram correndo pelo pátio%u201D.
Ainda segundo a PM, não houve denúncia formal da escola ou da secretaria contra a atitude dos policias, que teriam ofendido professores. %u201CSe a gente for responder denúncia de morador, de qualquer um, vamos ter que fazer uma assessoria do tamanho do [Estádio do] Maracanã%u201D, afirmou a jornalista da PM à Agência Brasil.
Durante o período da tarde, apesar do ocorrido, as aulas na Escola Municipal Maria de Cerqueira foram mantidas. As crianças, com medo, no entanto, não compareceram. Os professores se recusaram a comentaram o episódio. No complexo de favelas de Manguinhos, a Polícia Militar realiza uma série de operações para combater a quadrilha da mesma facção que tentou invadir o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte, no último sábado (17).