O Laboratório Hensa;Pharma S.A Indústria Química e Farmacêutica estava produzindo remédios fitoterápicos como medicamentos contra hipertensão, diabetes, gastrite e câncer, clandestinamente e comercializados em todo o país. Os medicamentos não possuem autorização de funcionamento nem alvará sanitário.
A inspeção foi realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Regional de Farmácias (CRF), Polícia Federal e Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A sede do laboratório já funcionou em endereço no Coroado, mas infringiu leis e foi fechado. Há dois anos o prédio que sedia o laboratório nesta quinta-feira foi reformado e o laboratório foi transferido para a Rua n; 02, Cohaserma. O prédio aluga quitinetes no andar de cima e no térreo, o funcionamento do laboratório.
O proprietário do estabelecimento Walter Santiago Pereira, 60 será indiciado por produção e comercialização de remédios sem licença. A pena vai de 10 a 15 anos reclusão.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária em procedimento de inspeção rotineiro nas drogarias analisou os rótulos de dois medicamentos suspeitos que estavam sem registro e encontraram o endereço da sede ainda no Coroado. Dirigiram-se ao local sem sucesso, averiguaram mais três outros endereços até encontrarem o prédio no qual estava funcionando o laboratório e a produção dos medicamentos.
Lá observaram a manipulação inadequada dos remédios, manuseados sem condições de higiene, além de o estabelecimento estar funcionando sem registro.
Farmácia
Aproveitando o processo da operação, a Anvisa resolveu fazer fiscalização na farmácia São José, localizada à Rua do Arame, ou Rua n; 64, n;3064, atrás do laboratório inspecionado. O estabelecimento foi interditado por funcionar e vender medicamentos sem autorização.