Jornal Correio Braziliense

Brasil

PF estoura laboratório clandestino de remédios no MA

Policiais Federais realizam uma operação de batida em laboratório clandestino de medicamentos, no bairro Vinhais, localizado na Rua do Aram

O Laboratório Hensa;Pharma S.A Indústria Química e Farmacêutica estava produzindo remédios fitoterápicos como medicamentos contra hipertensão, diabetes, gastrite e câncer, clandestinamente e comercializados em todo o país. Os medicamentos não possuem autorização de funcionamento nem alvará sanitário.

A inspeção foi realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Conselho Regional de Farmácias (CRF), Polícia Federal e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A sede do laboratório já funcionou em endereço no Coroado, mas infringiu leis e foi fechado. Há dois anos o prédio que sedia o laboratório nesta quinta-feira foi reformado e o laboratório foi transferido para a Rua n; 02, Cohaserma. O prédio aluga quitinetes no andar de cima e no térreo, o funcionamento do laboratório.

O proprietário do estabelecimento Walter Santiago Pereira, 60 será indiciado por produção e comercialização de remédios sem licença. A pena vai de 10 a 15 anos reclusão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária em procedimento de inspeção rotineiro nas drogarias analisou os rótulos de dois medicamentos suspeitos que estavam sem registro e encontraram o endereço da sede ainda no Coroado. Dirigiram-se ao local sem sucesso, averiguaram mais três outros endereços até encontrarem o prédio no qual estava funcionando o laboratório e a produção dos medicamentos.

Lá observaram a manipulação inadequada dos remédios, manuseados sem condições de higiene, além de o estabelecimento estar funcionando sem registro.

Farmácia
Aproveitando o processo da operação, a Anvisa resolveu fazer fiscalização na farmácia São José, localizada à Rua do Arame, ou Rua n; 64, n;3064, atrás do laboratório inspecionado. O estabelecimento foi interditado por funcionar e vender medicamentos sem autorização.