Somente nos sete primeiros dias do mês de outubro choveu 145 mm, mais do que o esperado para todo o mês, que é 140 mm. A chuva da noite dessa quarta-feira (7/10) acumulou 72 mm em quatro horas, metade do esperado para outubro. Além disso, foram registrados cerca de 70 raios e ventos com velocidade de 40 km/hora. De acordo com Ruibran dos Reis, metereologista do Minas Tempo, os póximos dias serão chuvosos e o tempo ficará nublado.
[SAIBAMAIS]
Há previsão de que a chuva continue nesta quinta-feira (8/10). A temperatura hoje deve ficar em 25 graus, sendo que ontem atingiu 30,4 graus. Ainda segundo Ruibran dos Reis, pode-se esperar chuva na sexta-feira, com a chegada de uma frente fria. Graças a isso, a temperatura na sexta deve cair ainda mais na Grande BH, chegando aos 23 graus.
Está prevista chuva com maior intensidade para as regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, no fim da tarde desta quinta-feira. Não há expectativa de chuva para o fim de semana. No sábado a temperatura deve subir levemente em relação a sexta, mas o tempo ficará nublado nos dois dias do fim de semana.
Estragos da chuva em Belo Horizonte
De acordo com a Cemig, 20 mil consumidores continuam sem luz na manhã desta quinta-feira na Grande BH, devido à chuva da noite de ontem. Ainda de acordo com a companhia, esse número chegou a 120 mil no horário mais crítico da precipitação, por volta das 20h dessa quarta-feira.
Os bairros que continuam afetados hoje não estão concentrados em uma única região e não há o número exato de equipes que trabalham para normalizar a distribuição de energia elétrica. A previsão é de que ao longo do dia o problema seja solucionado. Na noite dessa quarta-feira, os Bairros mais afetados foram: Padre Eustáquio, Buritis, Olhos d%u2019Água, Barreiro e Região de Venda Nova.
A Defesa Civil Municipal registrou 85 chamados, sendo que 65 deles foram durante a madrugada. No balanço preliminar não houve nenhuma vítima. Os principais chamados foram de alagamentos e queda de árvore. O homem encontrado morto ontem em um córrego no Bairro Buritis é a primeira vítima do período chuvoso de setembro.
O Corpo de Bombeiros registrou 130 chamados de queda de árvores, 35 de inundações e sete riscos de desabamento. Na manhã desta quinta-feira, os bombeiros não registraram mais chamados.
Efeito da chuva no trânsito
De acordo com a BHTrans, vários sinais ainda estão desativados devido a falta de energia em Belo Horizonte. Alguns pontos da cidade ainda estão alagados com o trânsito retido.
Esses pontos são a Rua Conde Pereira Carneiro com Avenida JK, sentido Bairro/Centro, a Avenida Tereza Cristina com Rua Paraguassu, sentido Bairro/Centro e a Avenida Dom Pedro II, na alça de acesso para a Avenida Critiano Machado.