O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anuncia nesta quarta-feira (7/10) o investimento de R$ 53,1 milhões para ações na área de saúde bucal. Esses recursos serão investidos na criação de 96 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS), em 18 estados. A região mais beneficiada será a Nordeste. O anúncio será feito durante a abertura do 1º Encontro Nacional de Centros de Especialidades Odontológicas e Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Familiar, às 19h, na Academia de Tênis.
Os recursos também serão destinados ao reajuste de 100% no recurso para próteses dentárias e à criação de consultórios móveis. Os novos centros vão disponibilizar aos pacientes atendimentos como tratamento de gengiva, cirurgia bucal e diagnótico de câncer de boca.
Atualmente, 675 centros desenvolvem esse trabalho. Com as novas unidades, o Brasil passará a contar com 771 centros móveis de atendimento odontológico.
Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), 88 milhões de pessoas vivem em áreas cobertas por ações e serviços de saúde bucal no Brasil.