A representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Milca Severino Pereira, afirmou hoje (5/10) que a entidade vai apresentar um pedido formal às instituições federais que irão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de novos alunos para que mantenham a adesão ao exame mesmo com o atraso da prova, que foi adiada e terá nova data anunciada na próxima quarta-feira (7/10).
[SAIBAMAIS]Milca participou de reunião entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e representantes de universidades e institutos federais para tentar conciliar o calendário de vestibulares com a nova data do Enem.
Com o adiamento do Enem, o exame provavelmente vai coincidir com vestibulares de universidades federais, o que obrigaria alguns estudantes a optar por uma das provas.
"Vamos apresentar um pedido formal às universidades para que atentem ao compromisso de não prejudicar o acesso dos estudantes às instituições", afirmou.
Milca também leu uma nota de apoio ao Ministério da Educação, em que o Consed "manifesta apoio ao Enem, lamenta os acontecimentos e defende a total apuração dos fatos".
De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as universidades estão dispostas a fazer mudanças em seus calendários, desde que o início das aulas do primeiro semestre de 2010 não seja prejudicado.