Jornal Correio Braziliense

Brasil

Prova do Enem que vazou já está disponível

Quem estava inseguro com relação ao conteúdo cobrado no Enem terá mais tempo para se preparar. As provas que tiveram o conteúdo vazado estão disponíveis para acesso no site do Inep (www.inep.gov.br) e do Correio (www.correiobraziliense.com.br/euestudante) desde a noite de ontem. E servirão como um ótimo simulado para os candidatos, pois fornecem dicas sobre o que pode cair no exame. Assim como a prova, o gabarito também está disponível.

A recomendação do diretor pedagógico do pré-vestibular Galois, Marcelo Lasneaux, é de que alunos aproveitem o período compulsório de mais um mês para se aprofundar em questões da atualidade e cultura geral, já que uma das questões da prova que vazou seria sobre o filme Touro indomável, de Martin Scorsese. Outra questão seria com base um uma tira da personagem de quadrinhos Mafalda. ;A abordagem lúdica, com aspectos mais leigos, aproxima o conhecimento de sala de aula;, destaca Lasneaux.

Segundo o professor de português Ênio César de Moraes Fontes, do colégio Mackenzie, é importante a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias que exigirá que o aluno tenha noção de contexto e adeque a modalidade linguística a cada situação, compreendendo e relacionando linguagens diversas ; orais, escritas, verbais, não verbais e mistos, literários e não literários. ;O aluno precisa captar as intenções, explícitas e implícitas, de cada produção; que seja capaz de colocar no papel, de forma organizada, clara, coerente e bem articulada, suas ideias e argumentos;, acrescenta.

Em ciências na natureza e suas tecnologias, as questões de química, física e biologia darão menos importância à memorização de conceitos e fórmulas e mais à habilidade de construir e aplicar conceitos. É o que defende o professor aposentado de química Júlio Gregório Filho. ;Se necessário, usar fórmulas ou esquemas lógicos que permitam a solução de situações;, ressalta.


"O aluno precisa captar as intenções, explícitas e implícitas, de cada produção";
Ênio César de Moraes Fontes, professor de português do colégio Mackenzie"




O exame em números

4,5 milhões de alunos inscritos

R$ 110 milhões é o custo com a aplicação das provas

30% desse valor foi destinado à impressão das provas

1.829 municípios aplicarão as provas

350 mil profissionais envolvidos com a aplicação das provas

8,1 mil unidades de aplicação


Novos valores

Confira as dicas dos professores para se dar bem nas provas:

Mantenha o ritmo de estudos

Não se preocupe exageradamente com a famosa ;decoreba; e conhecimentos específicos, pois eles não vão aparecer

Evite questões tradicionais

O foco deve ser em questões de análise gráfica e interpretação de textos

Procure professores para orientações sobre bons filmes e livros

Tenha conhecimento sobre grandes autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, e leia mais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, por exemplo