Jornal Correio Braziliense

Brasil

Melhorar a acessibilidade de portadores de deficiência ao transporte é desafio em Manaus

Das atuais 83 obras da prefeitura em Manaus na área de saúde ; incluindo as reformas e ampliações ; pelo menos 26 foram projetadas para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência física. Com isso, as novas unidades de saúde terão rampa, corrimão, banheiros adaptados a pessoas com cadeira de rodas, além de vagas em estacionamento. Porém, um dos maiores desafios da cidade é melhorar a acessibilidade no transporte público.

As obras atendem às prerrogativas do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, aprovado no último dia 17. Entre outras medidas, o documento estabelece o atendimento integral, a garantia de acesso aos medicamentos e a organização da rede de saúde para o atendimento às pessoas com limitações físicas, auditivas, visuais, mentais ou múltiplas. Segundo o subsecretário executivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Orestes Guimarães, muitas unidades têm algum tipo de adaptação. ;A maioria necessita apenas de complementos;, destacou.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com Deficiência, Ronaldo André Brasil, disse que a criação do plano também irá contribuir para a implantação da Política Municipal da Pessoa com Deficiência. O Conselho estima que pelo menos 320 mil pessoas vivam em Manaus com algum tipo de deficiência. ;Há cinco anos aguardávamos a conclusão e a aprovação desse Plano.;

Por outro lado, mesmo reconhecendo a importância do plano, Ronaldo Brasil afirmou que a maior dificuldade das pessoas com deficiência em Manaus diz respeito ao transporte coletivo. Ele precisa de uma cadeira de rodas para se locomover e diz que deslocar-se diariamente para o trabalho é um desafio. ;A rede de saúde avançou inegavelmente, mas ainda falta garantir um transporte coletivo para que possamos ter acesso ao trabalho, ao lazer e à saúde.;

No mês de outubro, a capital do Amazonas irá sediar uma rodada de discussões sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O evento faz parte de um sequência de debates que ocorrerão em todo o país para ajudar na proposição de um novo estatuto da pessoa com deficiência.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência estabelece como principais diretrizes a promoção da qualidade de vida, a prevenção de deficiências, atenção integral à saúde, melhoria dos mecanismos de informação, capacitação de recursos humanos, organização e funcionamento dos serviços.