O adolescente acusado de chefiar uma quadrilha especializada em assaltos foi detido pela segunda vez na quinta-feira, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. E.C.A., de 16 anos, se tornou alvo de investigação da Polícia Militar, iniciada há cerca de dois meses, depois de ter sido reconhecido pelas vítimas de diversos assaltos. Desta vez, ele prestou depoimento e não pôde voltar para as ruas, pois está preso numa cela da Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente.
A PM estima que o grupo, formado por cerca de 10 pessoas, está envolvido em pelo menos 30 assaltos a residências, a maioria no Bairro Três Barras, onde moram vítimas de maior poder aquisitivo, mas o adolescente admitiu que também participava de roubo de veículos. ;Ele mesmo falou que a quadrilha tomava 10 veículos de assalto por semana;, contou o sargento Isidoro da Silva, integrante do 39; Batalhão da PM. Diante das revelações, os militares não têm dúvida de que E. era quem comandava as ações.
A prisão do adolescente ocorreu durante averiguação de denúncia anônima. "Recebemos a informação de que ele estaria em um apartamento no Bairro Eldorado", explicou o sargento. Os policiais foram até o local, na quinta-feira, para observar a movimentação e encontraram dois suspeitos num carro, estacionado em frente ao prédio. Com R.M.B., de 25, e D.O.C., de 23, a PM apreendeu uma pistola, um revólver e farta munição. A dupla admitiu que tinha ido buscar o adolescente para iniciar outra série de assaltos e agora ambos estão no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) em Contagem. O mais velho estava em liberdade havia uma semana, depois de ser detido por envolvimento num roubo de carga.
Flagra
O menor foi surpreendido no apartamento, enquanto aguardava a chegada dos comparsas. Foram apreendidos no local diversos eletroeletrônicos sem nota fiscal, incluindo televisão de plasma, frigobar, máquina fotográfica digital e celular, além de munição e R$ 260 em dinheiro.
Segundo a PM, E. esclareceu que morava com a mulher de um irmão que está preso, que é o proprietário da residência. A suspeita D.M.M., de 21, foi encaminhada ao Ceresp feminino e responderá pelo crime de receptação. Algumas vítimas estiveram na delegacia e reconheceram diversos pertences roubados.