Um grupo de estudantes de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) deixa a sala de aula nesta sexta-feira (25/9) para ir às ruas em defesa do Rio Capibaribe. Pelo terceiro ano consecutivo, eles promovem o ato em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias, celebrado este mês.
A exemplo dos anos anteriores, o grupo entrará no rio no final da manhã de hoje, no trecho da Ponte Duarte Coelho, para recolher o lixo depositado pela população. O material recolhido será exposto na calçada da ponte para alertar as pessoas para os danos sócio-ambientais causados ao meio ambiente.
A ação faz parte do Projeto de Sensibilização Ambiental do ICB/UPE (Prosa) coordenado pela professora Simone Teixeira. Na mobilização realizada no ano passado foram recolhidos, em 1h30 de coleta, 713 quilos de lixo.
Na ocasião, houve, também, uma coleta de assinaturas para o manifesto em prol do rio, pedindo a revitalização, plantio de mangue e saneamento. O documento, com 3.150 nomes, foi entregue à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.