Jornal Correio Braziliense

Brasil

Horas de agonia na BR-349

Rodovia que corta o Oeste baiano está entre as piores do país. Passageiros e motoristas reclamam dos buracos e do descaso das autoridades

Bom Jesus da Lapa (BA) - Considerada uma das piores rodovias do Brasil, a BR-349, que corta parte do Oeste da Bahia, está praticamente destruída no trecho de 86 quilômetros que liga os municípios de Santa Maria da Vitória a Bom Jesus da Lapa. Além das péssimas condições da estrada, repleta de buracos e asfalto quase inexistente, os usuários reclamam da falta de segurança, da pouca visibilidade e do descaso das autoridades. Caso estivesse em bom estado de conservação, essa pequena faixa poderia ser percorrida em até 40 minutos. De ônibus, a reportagem concluiu o trajeto em quase três horas e viu de perto a dificuldade de se trafegar pela via, concebida como principal ligação do Centro-Oeste ao litoral e acessada por milhares de brasilienses. Há pelo menos quatro anos esse trecho da BR-349, que tem cerca de 680 quilômetros de extensão, encontra-se intransitável. A buraqueira em seu principal acesso fez o município de Bom Jesus da Lapa perder receita depois que os turistas deixaram de frequentar a cidade, e os investimentos agrícolas foram cancelados em virtude das péssimas condições de tráfego da rodovia. "Por conta do estado de conservação da BR-349, um importante empreendimento de 800 hectares de plantações de banana foi cancelado, inviabilizado pelo custo do frete. Outros projetos trocaram a região por locais com melhor acesso. Sem falar nos 300 mil romeiros que pararam de visitar a gruta", lamenta Roberto Maia (PMDB), prefeito do município. O trecho da BR-349 foi estadualizado na década de 1990 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Depois da transferência, a estrada ficou sob a responsabilidade de Antonio Carlos Magalhães, governador da Bahia naquele período, já falecido. "Desde o desgaste viário da BR, entramos em contato com os governos estadual e federal para cobrar a sua recuperação. E ficava sempre o jogo de empurra. Só em fevereiro deste ano, consegui conversar ao mesmo tempo com o governador Jaques Wagner (PT) e com o ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento", lembra Maia. A conversa rendeu e, em 15 de abril, foi assinada a federalização, publicada em 30 de abril no Diário Oficial da União (DOU). Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirma licitação para recuperação, restauração e manutenção da estrada. "No momento, a empresa vencedora da concorrência aguarda emissão de nota de empenho (verba reservada) para que seja dada ordem de início das obras". Orçadas em R$ 26 milhões, as obras serão tocadas pela construtora Paliservice. Enquanto não ocorre a melhoria do trecho, o Dnit orienta os motoristas do Centro-Oeste a utilizarem a BR-242. Insegurança Ao contrário dos veículos de passeio, que podem buscar rotas alternativas, os ônibus são obrigados a trafegar pela rodovia. Os buracos, a poeira e a falta de conforto não são os principais vilões, na opinião de passageiros e motoristas profissionais que circulam pela região. Para eles, os assaltos são o maior problema. Em vez de asfalto, a BR-349 é constituída por saliências que obrigam os veículos a trafegarem em baixa velocidade, nunca acima de 20 quilômetros por hora. Devagar, automóveis, caminhões e ônibus são presas fáceis para os ladrões. Lapense, a candidata derrotada duas vezes à Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, Vanda Pé de Poeira, é assídua usuária da linha que sai de Brasília com destino ao município baiano. Entre as viagens, que têm como principal motivo tratamentos de saúde que faz no Hospital Universitário de Brasília (HUB), Vanda não consegue se esquecer do assalto que sofreu na linha que partia da capital federal. "Foi assustador, os bandidos atiraram na porta e no braço do motorista. Eles levaram o carro para o meio do mato e roubaram tudo da gente". O sobrenome inusitado foi incorporado ao nome original depois que amigos disseram que ela não tinha condições de concorrer ao cargo do Legislativo com o pé de poeira. "Como tenho roças e fico realmente com o pé de poeira, o pessoal avisava que desse jeito não tinha como ser candidata. Gostei da ideia e resolvi usá-lo." Sem patrulhamento Bom Jesus da Lapa (BA)- Motorista há 25 anos, José Dias, que conduzia o ônibus no mesmo dia em que o Correio foi conferir de perto a situação da BR-349, diz ter sido vítima de dois assaltos e duas tentativas sem sucesso. "Tive sorte. Eles geralmente atacam na entrada de Porto Novo, município que fica entre Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa". Dias estava no mesmo assalto relatado por Vanda Pé de Poeira. "Graças a Deus, eles não me acertaram. A vítima foi meu colega que revesava a condução do ônibus naquele dia." O delegado Antônio Carlos Santana, da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia, alega que foram apenas cinco assaltos em 2009. "Identificamos uma quadrilha que pode ser a responsável por todos os delitos. Os três acusados, que têm entre 25 anos e 30, já estão sendo investigados". O delegado conta que no ataque mais recente a um ônibus, que partiu de Brasília, um dos bandidos foi assassinado por um passageiro. "Ele vacilou com o revólver que deixou na parte de trás da calça, foi surpreendido e recebeu um disparo fatal." Apesar da morte do ladrão, o delegado diz que a postura não foi correta. Mesmo com os constantes assaltos na BR-349, Dias admite que a polícia não faz patrulha na rodovia. "Sem condições. Nosso reduzido efetivo não nos permite." Transeuntes que usam diariamente a BR-349 não são os únicos prejudicados pelas péssimas condições da rodovia. Com 62.199 habitantes, Bom Jesus da Lapa vem perdendo receita por conta do precário trecho de 86 quilômetros que o liga até Santa Maria da Vitória. A Prefeitura da Lapa, como é conhecida, não tem informações sobre o valor do prejuízo, mas sabe que a cidade deixa de receber pelo menos 300 mil turistas por ano. Turismo Construída às margens do rio São Francisco e conhecida como a capital baiana da fé, a cidade sedia a segunda maior festa religiosa católica do país. Quando a BR-349 estava em boas condições, recebia, em média, mais de 1 milhão de turistas por ano. "Agora, sabemos que pelo menos 300 mil romeiros não vêm mais à cidade participar das procissões do Bom Jesus, em 6 de agosto, e de Nossa Senhora da Soledade, em 15 de setembro", diz o prefeito Roberto Maia, também presidente da União dos Municípios da Bahia. Atrás apenas de Salvador e Porto Seguro em número de leitos de hotel, Bom Jesus da Lapa recebe, por ano, R$ 60 milhões do governo federal e arrecada outros R$ 2 milhões em impostos. "Nossa arrecadação é muito pequena diante de tudo o que precisamos fazer no município. Por isso, a BR-349 é fundamental para fortalecer a nossa economia. Além de escoar a safra de banana e manga da região, a rodovia leva e traz turistas à cidade. Recuperá-la é muito importante para todos que vivem aqui", observa Maurício Carvalho, secretário de Planejamento de Bom Jesus da Lapa. (RC)