O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ir a Guaraciaba na próxima sexta-feira (18/9), uma das cidades mais destruídas do extremo-oeste de Santa Catarina pela passagem de tornado na semana passada, informou nesta terça-feira (15/9) a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT- SC).
Na sexta-feira, Lula vai participar da inauguração da duplicação de rodovia em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Assim, haveria chance de passar por Guaraciaba.
Junto com o governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira, a senadora entregou hoje (15) relatório ao presidente Lula sobre a situação dos municípios atingidos pelos tornados e pediu socorro ao governo federal. A estimativa inicial é de que as perdas no estado já cheguem a R$ 200 milhões.
O prefeito de Guaraciaba, Ademir Zimmermann (PT), informou que foram registradas quatro mortes e 70 pessoas ficaram feridas. Ainda conforme ele, 115 casas foram totalmente destruídas.
A Defesa Civil estadual informa que 71 municípios estão em situação de emergência, 1.887 pessoas estão desabrigadas e 9.765 desalojadas.
O governador catarinense declarou que Lula ;demonstrou atenção; ao relatório. De acordo com Luiz Henrique, o Ministério da Integração Nacional deve liberar R$ 26 milhões para obras emergenciais, como reconstrução de casas e aviários.
A senadora Ideli e o governador se reuniram com o presidente Lula para a sanção da lei que criou a Universidade da Fronteira Sul, com sede em Chapecó (SC) e campi em Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeira do Sul (PR) e Realeza (PR). O primeiro vestibular deve ocorrer em 2010 e oferecer 2.160 vagas.