O tempo melhorou neste início de semana no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sol volte a aparecer, e as temperaturas fiquem amenas, com tendência de elevação. Isso pode facilitar o trabalho da Defesa Civil no atendimento às vítimas das fortes chuvas registradas no estado há quase uma semana.
[SAIBAMAIS]A Defesa Civil informou que 4.285 pessoas tiveram de deixar suas casas em decorrência das cheias, 4.416 casas foram danificadas e 70 completamente destruídas. Os municípios de Frederico Westphalen, Itaara, Victor Graeff, Ibirubá, Porto Xavier, Santa Maria, Lavras do Sul, Seberi, Ibirapuitã, Herval e Caiçara são os mais atingidos. São 11 municípios em estado de emergência.
Segundo o governo gaúcho, o ministro da Integração, Geddel Lima, confirmou visita ao estado amanhã para fazer auma visita a esses municípios. A expectativa é que ele anuncie o atendimento imediato do pedido de recursos para construção das moradias que foram atingidas. A Defesa Civil já distribuiu mais de 46 mil itens - como telhas, colchões, cestas básicas e kits de limpeza nessas regiões - às vítimas das enchentes.
No último final de semana, foram registrados alagamentos na zona sul de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o avanço das águas do Guaíba desalojou pelo menos 20 pessoas da Ilha do Pavão, e a situação é de alerta devido ao aumento do nível do rio.
Na manhã desta segunda-feira (14/9), técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) avaliaram a situação de bloqueio na Rota do Sol, onde em alguns trechos pedras enormes caíram sobre a pista. Quatro estradas ainda têm suas pistas interrompidas pelo aumento do nível dos rios. A RS-486 está interditada desde a noite de sexta-feira. Até o momento, não há definição sobre a liberação.
As rodovias RS-129 (entre Estrela e Roca Salles), RS-347 (entre Vila Flores e Antônio Prado), RS-130, (entre Cruzeiro do Sul, Mariante e General Câmara) e a RS-441 (entre Guaporé e Vista Alegre do Prata) seguem interditadas devido ao aumento do nível dos rios. A RS-446, que estava parcialmente interrompida no Km 11 por queda de barreira, foi liberada.
O Daer reforça a recomendação aos usuários para que conduzam com atenção redobrada junto a cursos d'água e a encostas, especialmente na Serra.