Os 140 profissionais que trabalham nas equipes de saúde dos 17 presídios de Pernambuco participam na tarde desta segunda-feira (31/8) de uma capacitação sobre influenza A (H1N1) realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O treinamento começa às 14h, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco, para conscientizar os técnicos sobre as medidas de prevenção contra a doença voltadas para os cerca de 19 mil fazem parte da população carcerária do Estado.
De acordo com Judite Ferreira D%u2019Andrada, coordenadora de Saúde do Sistema Presidiário, a vigilância contra a nova gripe nos presídios de Pernambuco deve ser mais sensível. Segundo ela, dependendo do caso, o paciente poderá deixar o presídio para ser tratado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência para o tratamento de casos graves da influenza A (H1N1).
As medidas de prevenção são basicamente as mesmas das que já foram divulgadas: água e sabão, ou o álcool em gel disponíveis para a lavagem das mãos da população carcerária e dos visitantes.