A Polícia Civil de Minas Gerais conseguiu prender o ex-sargento da Polícia Militar Ronaldo José de Souza, o "Sargento", de 40 anos, acusado de ser o chefe de uma grande quadrilha de distribuição de drogas na Região Metropolitana de Belo Horizonte e cidades próximas.
A prisão ocorreu no dia 24 de agosto, durante a Operação Diamante. Com "Sargento" e os outros traficantes, a polícia encontrou a maior quantidade de drogas apreendida em Minas este ano.
Segundo a Polícia Civil, o grupo comandado pelo ex-PM recebia grandes volumes de cocaína de São Paulo e distribuía na capital mineira e municípios vizinhos. "Sargento" atuou na Polícia Militar na década de 90, mas foi desligado da corporação depois de envolver-se em um assalto a banco. Ele cumpria pena na Casa de Detenção Antônio Dutra Ladeira desde 2004, quando fugiu e incorporou-se à quadrilha de traficantes.
Na Operação Diamante, também foram presos James Rodrigo Alvim, o "James Bond", 32, José do Rosário de Araújo, o "Zé do Pó", de 46, Giselle Souza de Oliveira Sena, de 29, Daniela Pereira Barroso Amaral, de 26, Iaro Martins Júnior, o "Juninho", de 26, e Pedro Bonifácio Cassimiro Filho, de 35.
Com o grupo, os policiais fizeram a maior apreensão de drogas do ano. A operação encontrou 73,5 quilos de cocaína pura, um quilo de crack, sete veículos de alto valor, uma motocicleta, 1,25 mil ampolas e mais 25 frascos de 50 mililitros de sulfato de morfina, 133 quilos de ácido bórico e dois vidros de ácido e éter.