Jornal Correio Braziliense

Brasil

Universal paga caro por espaço na Record

Emissora confirma que vende inserções na programação à igreja a preços acima do mercado

A Rede Record de Televisão confirmou ontem (19/8), por meio de nota, que a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo bispo Edir Macedo, é uma de suas clientes. A igreja compra, principalmente, horários durante a madrugada, pagando preços acima dos que cobram as outras emissoras. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), formado pelo Ministério Público (MP) de São Paulo, está investigando as ligações da Record com a Igreja Universal e suspeita de lavagem de dinheiro, entre outros delitos. Nos últimos dias, 10 pessoas ligadas à Universal foram denunciadas pelo Ministério Público de São Paulo, inclusive Edir Macedo, fundador e líder máximo da instituição. Segundo o MP, a ação impetrada pelos promotores tem como base um inquérito policial que encontrou indícios de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O juiz da 9ª Vara Criminal paulista Gláucio Roberto Brittes aceitou a denúncia e deve começar a ouvir alguns dos envolvidos a partir da próxima semana. Na nota divulgada ontem pela Rede Record, a emissora admite que a Igreja Universal paga por espaço publicitário à emissora, mais do que para suas concorrentes, principalmente durante a madrugada. A Record confirmou que vende 180 horas em sua programação mensal para a igreja, outras 150 horas na Record Internacional e mais 180 horas na emissora de rádio do grupo. "Algumas publicações tentam comparar essa negociação com o faturamento comercial de nossa principal concorrente durante a madrugada. Mas esquecem de apontar que nossa concorrente, segundo a imprensa, comercializaria breaks comerciais de aproximadamente três minutos por hora entre a 1h e as 7h da manhã, e que, segundo as especulações, poderia faturar com isso R$ 50 mil por hora. Enquanto o nosso contrato disponibiliza o grande volume de inserções previstas", justifica a emissora, referindo-se ao grande volume de espaços comprados pela Igreja Universal nas televisões e rádio do grupo.