As aulas das redes municipal, estadual e particular de ensino foram retomadas nesta segunda-feira em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, segunda maior cidade de Minas, com 635,4 mil habitantes. Porém, continuam suspensos até 15 de outubro eventos com grande aglomeração de público, como shows e até inaugurações de obras pela prefeitura, por causa da política de prevenção contra a gripe suína. Na sexta-feira, foi confirmada a primeira morte causada pelo virus H1N1 na cidade, de uma jovem, portadora do vírus da aids. No domingo, morreu um menino de 3 anos, também com suspeita da doença.
[SAIBAMAIS]A volta às aulas nas escolas públicas e privadas deveria ter ocorrido em 10 de agosto, como no restante do estado, mas o Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A decidiu estender a suspensão das aulas por mais uma semana, tendo em vista o aumento doscasos suspeitos e a deficiência de leitos em unidades de terapia intensiva (UTIs).
Ainda por recomendação do comitê municipal, o jogo entre Uberlândia e Araguaia (MT), marcado para hoje, às 20h, no Estádio Parque do Sabiá, terá portões fechados. Ainda por causa das medidas preventivas, a partida do Uberlândia contra o Itaúna, pela Taça Minas Gerais, marcada para quinta-feira, no mesmo estádio, foi adiada.
Volta tardia
Em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, as aulas das redes estaduais também foram reiniciadas ontem, com medidas informativas e de prevenção para frear a disseminação do novo vírus entre estudantes e professores. Em várias unidades, cartazes e cartilhas apontavam para maneiras de combater a doença, bebedouros dividiam espaço com copos plásticos e álcool em gel e sabonetes ajudavam na limpeza das mãos.
Ontem, o número de mortes atribuídas à doença no país chegou a 342, com a confirmação da nona vítima em Santa Catarina e com mais duas mortes no Rio de Janeiro, que agora soma 39 óbitos. São Paulo é o estado mais atingido, com 134 mortes. O total de óbitos se baseia nas informações divulgadas pelas secretarias de Saúde de cada estado.
Menos vacinas
Autoridades dos Estados Unidos informaram ontem ter reduzido a estimativa sobre o número de doses da vacina contra a gripe suína que estarão disponíveis para o início da campanha de vacinação em massa nos próximos meses.
Alegando atraso na produção e embalagem, o Departamento de Saúde afirmou que haverá 45 milhões de doses até meados de outubro, em vez das 120 milhões previstas. As novas diretrizes para a distribuição devem inviabilizar a estimativa governamental de que até a primeira semana de dezembro todas os que precisam de imunização já teriam sido vacinados