Um estrangeiro foi preso com drogas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde dessa segunda-feira (17/8). O suspeito, que é de Gana, na África, levava a droga escondida em toalhas e pijama.
De acordo com a Polícia Federal, o estrangeiro tem 63 anos, apresentou um passaporte alemão e diz morar na Inglaterra. A autenticidade do documento ainda não foi verificada. Ele foi preso em flagrante quando tentava embarcar em um voo para Portugal.
Funcionários da TAP desconfiaram do suspeito, que estava nervoso e suando muito ao fazer um procedimento de rotina da empresa e chamaram a PF. O ganense estava com excesso de bagagem e teve que pagar a mais pelo volume.
Após a realização de laudo preliminar foi constatado que as gomas utilizadas nas toalhas têm resíduos de cocaína. Apenas uma das toalhas apresentava 61% de droga.
O preso foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no início da noite de ontem. Serão realizados testes no material apreendidos em poder do estrangeiro para verificar a quantidade de cocaína.
O estrangeiro será encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, que fica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Rota do tráfico
Agentes da Polícia Federal afirmaram que o Aeroporto de Confins pode ter virado uma rota de tráfico de drogas até a Europa. O africano preso nesta segunda-feira já havia passado outras vezes por Belo Horizonte com o mesmo destino.
O caso será investigado pela polícia e a Superintendência vai ampliar a segurança no terminal para tentar capturar outros criminosos.