O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) já ocupou as instalações do Ministério da Fazenda em quatro estados e no Distrito Federal, na expectativa de forçar o governo a montar uma equipe interministerial para receber lideranças do movimento. Segundo a Coordenação Nacional do MST, já houve aceno do governo em abrir a mesa de discussões.
;Um dos subsecretários do ministro desceu do gabinete e nos informou que o Mantega [Guido Mantega, ministro da Fazenda] disse estar à disposição para conversar. Achamos que a iniciativa dele, de vir falar isso em meio aos manifestantes, é muito positiva, mas nós o informamos que nosso objetivo é sentar para conversar com uma equipe interministerial;, disse Vanderlei Martini, da Coordenação Nacional do movimento. Martini não soube informar o nome do subsecretário de Mantega.
[SAIBAMAIS] A equipe interministerial reivindicada pelo MST é composta por representantes da Casa Civil, e dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário. Martini informou que o subsecretário ficou de conversar com o ministro para que atue como intermediário na Casa Civil e no Ministério do Desenvolvimento Agrário, para agilizar a formação dessa equipe.
De acordo com Marina dos Santos, integrante da Coordenação Nacional do MST, o movimento já ocupou as representações do Ministério da Fazenda em São Paulo, no Paraná, Pará e Rio Grande do Sul, além da sede no Distrito Federal. ;A do Rio de Janeiro só não foi ocupada porque é uma situação diferenciada, por haver outros órgãos públicos no mesmo prédio;, disse.
Em Brasília, os ocupantes do prédio fizeram uma pausa nas manifestações, para o almoço. Mas eles continuam instalados no hall do ministério.