A rede estadual de ensino e as escolas técnicas estaduais do Rio de Janeiro adiaram por mais uma semana o fim das férias por causa da influenza A (H1N1) - a gripe suína. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5/8) pelos secretários estaduais de Saúde, Sérgio Cortes, de Educação, Tereza Porto, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
[SAIBAMAIS]Com isso, as férias escolares dessas duas redes serão prorrogadas até o dia 17 de agosto. Ambas já haviam prorrogado, por uma semana, as férias que terminariam no último dia 3. Uma reunião de avaliação das três secretarias está marcada para a próxima quarta-feira (12/8) para definir se será necessário adiar o reinício das aulas mais uma vez.
"Ainda existem muitas dúvidas com relação aos efeitos da nova gripe nas crianças. Portanto, estamos agindo com precaução. O adiamento do início das aulas não é exagero, mas prudência e cautela. Aulas, a gente pode repor, mas vidas, não", disse o secretário Sérgio Cortes.
A secretária Tereza Porto disse que outra preocupação é com as professoras, já que algumas delas estão grávidas, grupo considerado de risco para a gripe suína. Caso as férias não sejam mais prorrogadas, a reposição das aulas será feita durante oito sábados e o ano letivo só será encerrado em 22 de dezembro.
Mais uma vez, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou que as escolas municipais e particulares também adiem o retorno às aulas de seus alunos.