Jornal Correio Braziliense

Brasil

Escolas públicas do DF recebem últimos kits com material de limpeza e higiene pessoal

As escolas públicas do Distrito Federal receberam ontem os últimos kits de higiene pessoal e termômetros para a volta às aulas dos 520 mil da rede de ensino amanhã. A Secretaria de Educação do DF decidiu adiar em uma semana o retorno do semestre escolar para dar tempo de distribuir o material de assepsia em todos os 636 estabelecimentos de ensino e capacitar professores e demais servidores da rede de ensino sobre os cuidados com a gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. Em regime de plantão, equipes das 14 Diretorias Regionais receberam 11 toneladas de produtos e equipamentos na manhã de sábado.

O material distribuído atendeu as 184 escolas que não dispõem de limpeza terceirizada. Outras 516 unidades compraram os produtos com recursos próprios. Desde cedo, representantes das 51 escolas do Plano Piloto foram à sede da regional de ensino, na 610/611 Norte, buscar os kits. Foram repassados 1.889 frascos de sabão líquido, 283 de álcool em gel, 956 fardos de papel toalha, 520 saboneteiras e 126 termômetros. ;Estamos prontos para o retorno às aulas;, afirmou o secretário de Educação, José Luiz Valente.

A diretora Muria Lopes Fonseca, do Centro de Ensino Fundamental n; 5, na 408 Sul, dedicou o sábado para deixar a escola pronta para o retorno às atividades escolares. À tarde, um funcionário do colégio afixava nos dois banheiros as saboneteiras líquidas. Muria diz ter recebido dois termômetros e papel toalha, sabonete líquido e álcool gel, capazes de suprir, na avaliação dela, a demanda até setembro. Antes, o sabonete líquido ficava próximo à sala da coordenação e não tinha papel para enxugar as mãos.

Desde o início da semana, Muria e mais cinco servidores passaram por oficinas de capacitação sobre cuidados que se devem ter em sala de aula contra gripe suína. Na quinta-feira, todos os 53 professores e auxiliares de educação passaram por treinamento. ;Estamos supertranquilos, porque fomos muito bem orientados;, disse Muria. Segundo elas, os estudantes não terão problemas no retorno escolar.

Alerta
A Secretaria de Saúde reforçou a campanha de esclarecimentos à população sobre a gripe A ; que contabiliza 48 casos no Distrito Federal, e seis ocorrências sob investigação. Numa parceira com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, a secretaria realizou ontem a distribuição de folhetos explicativos para prevenir a transmissão da doença na Feira dos Importados e na Praça do Relógio, em Taguatinga.

A empresária Fátima Almeida, 38 anos, recebeu um folheto na Feira dos Importados, por onde passeou com a família. Para ela, a população não tem dado a devida atenção à doença. ;Tem que ter mais conscientização;, afirma ela, mostrando na bolsa um tubo com álcool gel para assepsia. Na sexta-feira, Fátima buscou um dos filhos dela no colégio particular depois de ele de ter tido uma crise de tosse e espirro. ;Ele já está bem;, afirmou ela. Para a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, não haveria a necessidade de retirar o filho de Fátima de sala de aula. ;Ele não apresentou sintomas como febre acima de 38 graus e tosse com dor de garganta;, avalia Disney, alertando sobre o risco de se exagerar nos cuidados com a gripe A.