O Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro deve distribuir em todo o estado, até a manhã deste sábado (1º), as 5 mil cartelas de fosfato de osetalmivir, o remédio usado no tratamento da influenza A (H1N1) - gripe suína. Os medicamentos, similares ao Tamiflu e produzidos pelo laboratório estatal Farmanguinhos, serão entreguesa 45 quartéis dos bombeiros e 12 unidades de pronto-atendimento 24 horas no estado.
Os remédiospoderão ser retirados nesses locais por representantes dos hospitais e clínicas ou pelos próprios pacientes, desde que eles estejam munidos de um formulário específico para a retirada do medicamento e de duas cópias da receita médica.
A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio é que os medicamentos sejam receitados apenas para os pacientes graves ou com fator de risco, como crianças menores de dois anos, grávidas idosos, obesos mórbidos, diabéticos, cardiopatas e pessoas com deficiência imunológica.
As 5 mil cartelas de fosfato de osetalmivir fazem parte de um lote de 210 mil medicamentos produzidos por Farmanguinhos, a pedido do Ministério da Saúde, e distribuídos para diversas secretarias de Saúde do país.