Até o final do ano, 14 novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) serão construídas em três estados (Bahia, Tocantins e Ceará) e no Distrito Federal, informa o Ministério da Saúde. Os serviços de emergência e urgência das novas unidades devem atender até 3 milhões de pessoas em dez cidades.
Dos estados beneficiados, a Bahia recebeu o maior número de unidades: sete. Desses, quatro funcionarão em Salvador. No DF serão construídas três, em áreas distantes de Brasília. Ceará e Tocantins terão duas unidades cada.
As Upas prestam assistência emergencial de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Os pacientes pacientes que chegam s Unidades de Pronto Atendimento são avaliados, pondendo ser liberados. Ou então permanecem em observação por até 24 horas ou são encaminhados para um hospital. De acordo com a Secretaria de Atenção Saúde, a proposta é reduzir as filas de espera nos hospitais e oferecer atendimento qualificado.
O investimento total nas obras e na compra de equipamentos será de R$ 28,6 milhões. Outros R$ 30,3 milhões serão reservados ao custeio anual do serviço, segundo o Ministério da Saúde.