O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), que representa 8.905 instituições do setor privado, sugeriu a suas filiadas que adiem a volta s aulas do próximo dia 3 para o dia 17. A maioria dessas instituições deveria reiniciar as atividades segunda-feira (3). A rede pública de ensino fundamental e médio já havia adotado a medida para evitar a disseminação do vírus Influenza (H1N1), causador da gripe suína.
Na última terça-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde emitiu nota oficial recomendando a prorrogação das férias escolares. Para justificar a medida, a secretaria citou avaliações e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a propagação do vírus entre estudantes e o registro de aumento no número de crianças e adolescentes atendidos nos pronto-socorros com problemas respiratórios.
O presidente do sindicato, Benjamim Ribeiro Pereira, informou que, além de sugerir a prorrogação das férias, a entidade distribuiu material didático sobre as formas de prevenção da nova doença e um calendário de reposição das aulas. Segundo Pereira, os professores e demais funcionários que mantêm contato direto com os alunos foram convidados para assistir a uma palestra, no próximo dia 12, com a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Clélia Aranda, para maiores esclarecimentos sobre a doença.
A Cultura Inglesa de São Paulo informou, em nota, que suas filiais retomarão as aulas no próximo dia 15, mas o cronograma dos cursos de férias está sendo mantido. Quanto aos cursos oferecidos em colégios, faculdades e universidades, a decisão ficará a critério de tais instituições, diz a nota. De acordo com o informe, a Cultura Inglesa já vem adotando procedimentos preventivos recomendados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, como a abertura de portas e janelas para circulação do ar e o uso de gel antisséptico nos banheiros.
A Escola Santi, que atende a 460 alunos de educação infantil e ensino fundamental no bairro do Paraíso, zona sul da capital, informou que retomará as aulas no próximo dia 10, mas, antes disso, pretende reavaliar a situação e analisar a possibilidade de aumentar o prazo de prorrogação.
Também foi suspensa hoje (31) a visitação pública no Espaço Catavento, órgão da Secretaria Estadual da Cultura, localizado no Parque D. Pedro II, região central da capital paulista. O Catavento, que tem instalações e equipamentos interativos e recebe cerca de 2 mil pessoas por dia, deverá ser reaberto no próximo dia 17.