Três grandes redes municipais de ensino do Grande Rio também decidiram prorrogar as férias escolares de suas escolas, por causa da Influenza A (H1N1), a gripe suína. O anúncio foi feito hoje (29) pelas secretarias municipais de Educação de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói.
Juntas, as três redes somam 183 mil alunos. Niterói, com seus 26 mil alunos, iniciaria as aulas nesta segunda-feira (3), mas decidiu prorrogar as férias escolares por mais uma semana, depois de uma reunião das secretarias municipais de Saúde e de Educação na tarde de hoje.
Com uma rede de 168 escolas e 92 mil alunos, Duque de Caxias, que também começaria suas aulas no dia 3, decidiu adiar o reinício das atividades escolares por dez dias. Já Nova Iguaçu, que encerraria suas férias no dia 5, adiou o início das aulas de seus 65 mil alunos, para o dia 10.
As redes municipal e estadual do Rio de Janeiro já haviam anunciado o adiamento do reinício das aulas para o dia 10 de agosto, por causa da gripe suína. O mesmo aconteceu com as escolas técnicas estaduais.
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) também adiou o início das aulas, mas ainda não tem uma nova data. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda não decidiu se vai adiar ou não o reinício de suas atividades, previstas para o dia 3.
A Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo retorno das aulas está marcado para o dia 10, não vê motivo, por enquanto, para prorrogar as férias. E a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que teve seu calendário modificado por causa da greve do ano passado, só deve encerrar suas férias no dia 9 de setembro, independentemente da doença.