Com 39 pacientes internados sob suspeita de influenza A (H1N1) gripe suína , o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, está com a quantidade de respiradores no limite. O equipamento fornece ventilação mecânica aos pacientes com quadro mais sério da doença e que não conseguem respirar sozinhos.
Segundo o coordenador de Controle de Infecção do hospital, Gilberto Barbosa, 20 dos 39 pacientes com sintomas de gripe suína estão internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) e a maioria precisa do respirador. São casos bastante graves, com risco de morte importante, disse.
Temos medicamento disponível, mas, com relação aos respiradores, tivemos neste fim de semana momentos em que estávamos com a reserva muito próxima de zero. Tivemos que pedir ajuda Secretaria de Saúde, afirmou Barbosa, acrescentando que não há previsão para a chegada de novos aparelhos.
Grande parte dos casos suspeitos não faz parte de grupos de risco são pessoas com menos de 50 anos e sem doenças prévias. Mas há quatro gestantes em UTIs, e pelo menos duas já passaram por cesarianas de emergência. Os bebês também estão internados na UTI Neonatal do Hospital. São Vicente de Paulo. Estão se mantendo estáveis, são pacientes de risco, mas que sobreviveram, ressaltou Barbosa.